BANCOS E CORRETORAS

Por qual banco ou corretora devo investir?

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando no mundo dos investimentos, e a resposta não é tão simples.

Em geral as pessoas começam a investir através dos bancos que são correntistas, no entanto os grandes bancos não disponibilizam para os pequenos investidores os melhores produtos financeiros para o investidor, eles oferecem os melhores produtos para o banco!

Bancos vs Corretora

Os grandes bancos costumam disponibilizar para o pequeno investidor apenas CDBs, LCIs e LCAs do próprio Banco e também apenas fundos administrados pelo próprio banco. Esses produtos em geral não são os melhores em termos de rentabilidade. Por exemplo o CDB de um grande banco é entorno de 90% do CDI.

As corretoras costumam disponibilizar CDBs, LCIs e LCAs de vários bancos pequenos e médios, com rentabilidades muito superiores do que os oferecidos pelos grandes bancos. Por exemplo o CDB de um grande pequeno é entorno de 120% do CDI.

Além dos CDBs, LCIs e LCAs as corretoras costumam oferecer fundos de investimentos de diversas gestoras, muito superiores do que os fundos dos grandes bancos.

Além de produtos com melhores rentabilidades as taxas cobradas pelas corretoras costumam ser menores do que as taxas cobradas pelos grande bancos, por exemplo grandes bancos costumam cobrar uma taxa de 0.5% ao ano para aplicações no Tesouro Direto, enquanto que em várias corretoras a taxa é ZERO.

No entanto, apesar das aplicações de renda fixa (CDB, LCI e LCA ) possuírem proteção do FGC (fundo garantidor de crédito), muitas pessoas preferem continuar investindo em produtos do grandes bancos pela sensação de segurança (é muito menos provável um grande banco quebrar do que um banco pequeno), pagando mais caro por um produto com rentabilidade inferior. Essa é uma escolha completamente pessoal: Segurança ou Rentabilidade.

Além disso pode ser mais prático investir pelo banco no qual é correntista por não precisar transferir o dinheiro para a corretora e os investimentos dos grandes brancos costumam ter uma maior liquidez. Mas novamente esse é uma escolha pessoal.

Estratégia de alocação

Atualmente possuo conta em Banco Grande e em 3 corretoras com a seguinte distribuição de ativos:

  • Reserva de Emergência: Poupança de Banco Grande
  • Renda Fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures): Aplicado na Corretora 1 e na Corretora 2
  • Fundos Multimercado: Aplicado na Corretora 1 e na Corretora 2
  • Renda Variável(Ações, FIIs e ETF): Aplicado na Corretora 3

Além da diversificação em tipo de investimento (renda fixa, renda variável, fundos) é uma boa estratégia diversificar também em diferentes corretoras, pois cada corretora oferece produtos difentes (diferentes CDBs, Debêntures, Fundos, etc) , além de que certas corretoras são mais focadas em renda fixa enquanto outras possuem taxas melhores para renda variável.

Como a maioria das corretoras não cobra nenhum tipo de taxa para abertura de conta ou manutenção, e o processo de abertura de conta é muito simples (tudo feito pela internet), vale a pena abrir conta em mais de uma corretora para conhecer seus produtos e características  e então escolher a que mais atende  os seus requisitos.

Sempre escolha corretoras regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e aderente ao CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), garantindo assim que se trata de uma corretora idônea e confiável.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top