INVESTINDO EM BITCOIN

O que é Bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital controlada por uma rede independente e descentraliza, ou seja o bitcoin não é associado a nenhum banco central ou governo de algum país.

O protocolo original do bitcoin foi criado em 2008 e desde então esse é um mercado que movimenta cerca de 200 Bilhões de dólares (contando todas as criptomoedas existentes).

O que é Blockchain

O blockchain é a tecnologia por trás do bitcoin.

Funciona como um livro de registros público, no qual cada transação realizada feita com o bitcoin fica registrada.

Cada nova transação adiciona um novo bloco ao blockchain. É importante notar que as transações registradas no blockchain são imutáveis e ficam registradas cronologicamente.

Como investir em Bitcoin

A maneira mais fácil para obter bitcoin é comprando.

Para isso basta abrir uma conta em uma corretora que trabalhe com bitcoins, tranferir o dinheiro da sua conta bancária para a conta da corretora e então comprar os bitcoins, como faria com qualquer outro ativo financeiro.

Outra mandeira de conseguir bitcoins é vendendo algum produto e recebendo os bitcoins como forma de pagamento.

Também é possível receber bitcoins através da mineração (processo de validação das transações feitas por outros usuários), porém essa é uma maneira mais avançada e difícil de conseguir bitcoins pois necessita de conhecimentos técnicos e alto poder computacional.

Outras Criptomoedas

Além do bitcoin existem mais de 1.500 moedas digitais atualmente.

Algumas das moedas mais conhecidas são:

  • Bitcoin
  • Ethereum
  • Ripple
  • Bitcoin Cash
  • Litecoin
  • Stellar
  • IOTA
  • TRON
  • Monero
  • Zcash
  • Bitcoin Gold
  • Dogecoin

A lista completa com todas as moedas existentes atualmente pode ser vista em: https://coinmarketcap.com/

Semelhanças entre o Bitcon, as moedas tradicionais e os commodities

O Bitcoin apesar de ser chamado de moeda virtual possui caracteristicas mais proximas aos commodities ( ouro, prata, petróleo, etc):

  • Aceitação, valorização e comercialização em todo o mundo
  • Estoque limitado ( o bitcoin foi concebido para existir em quantidade finita)
  • Poder de compra limitado, ainda é preciso converter o bitcoin para a moeda vigente no país para poder utiliza-lo (assim como não é comum ver alguém pagando a conta do restaurante com uma moeda de prata).

Vale a pena investir em Bitcoin ou outra criptomoeda?

O valor do bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação.

O gráfico seguinte mostra como o valor do bitcoin saiu de cerca de USD$100,00 até quase USD$20.000,00 em aproximadamente 5 anos.

Sem dúvida o Bitcoin, as demais moedas digitais e o conceito do Blockchain são tecnologias inovadoras e disruptivas, porém essa super valorização é insustentável e injustificada.

O valor das moedas digitais não é lastreado à NADA, diferentemente do dólar por exemplo que é lastreado pela própria economia americana ou de ações de boas empresas que são lastreadas no patrimônio da empresa.

Essa falta de lastro ou garantias torna as moedas digitais altamente voláteis e especulativas, sendo impossível estimar o VALOR INTRÍNSECO dessas moedas.

Se de uma hora para outra o mercado perder o interesse por essas moedas ou se os governos proibirem a sua utilização elas irão perder completamente o valor.

Qualquer estimativa sobre o valor futuro do bitcoin ou de qualquer outra moeda digital é pura especulação, portanto o bitcoin investimento de altíssimo risco com potencial de ganhos (ou perdas) significativos.

Acredito que o “BOOM” do Bitcoin e das moedas digitais já passou e portanto deve ser um ativo que irá “andar de lado” por um longo período, oscilando seu valor dentro de uma faixa definida pelo mercado. Se essa característica se confirmar não será uma boa aplicação para o ” Buy and Hold”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top