Você quer ter um relacionamento feliz?

Coaching

As diferenças entre homens e mulheres podem ser bem explicadas pela biologia e pelo processo evolutivo. O homem produz cerca de vinte a trinta vezes mais testosterona do que a mulher. Este hormônio é responsável pelas características masculinas,  pelos e massa muscular por exemplo. Assim como, características comportamentais, tipo a agressividade. Na história da humanidade, percebemos que tais características eram necessárias para manter a sobrevivência da espécie. Então era preciso caçar, lutar, proteger a família, etc.Já as mulheres em período reprodutivo, produzem altos níveis de estrogênio, que é o hormônio responsável por características femininas. A mulher da época das cavernas, precisava cuidar dos filhos e acalmar os ânimos quando era importante proteger as crianças. Enfim, existem ainda muitas diferenças hormonais que poderiam ser mencionadas. O fato é que em virtude dos nossos ancestrais, homens tem a tendência a serem mais agressivos do que as mulheres. E entender o porque isso acontece é importante para ampliarmos as chances de um relacionamento mais feliz. Compreender as diferenças é o primeiro passo para aprender a lidar com as diferenças.

O relacionamentos que estabelecemos com as pessoas, influenciam diretamente na nossa qualidade de vida e no nosso bem-estar. Por isso é tão importante entender e combater os comportamentos negativos que afetam os relacionamentos. Ainda é um desafio para muitas mulheres trabalhar dentro de uma igualdade. Ao mesmo tempo, se a vontade de alcançar objetivos for comum, investir em ações que facilitem as conquistas, certamente valerá a pena.

É desejável ter um relacionamento de sucesso? O primeiro passo é entender que dependerá muito mais de você, do que de qualquer outra pessoa. Observe as dicas:

  • interesse-se pelo outro. Descubra o que a pessoa gosta, suas preferências, sua visão de mundo, seus anseios e seus valores. Conheça mais sobre a pessoa.
  • respeite e encontre algo a ser admirado no outro.
  • sorria, elogie, convide para um café, ou se for um parceiro amoroso, vale um convite mais interessante.
  • resolva situações não resolvidas. Nada de prolongar problemas por semanas. Resolva as diferenças o quanto antes.
  • não exija que o outro mude à força. Lembre que a mudança sempre iniciará com você.

Se homens e mulheres conseguirem perceber o valor e as diferenças que se complementam, viveremos todos mais em harmonia e com chances de fazermos o mundo mais amável e compreensivo. O que pode tornar o seu ambiente de trabalho mais equilibrado? O que fazer para que as diferenças enriqueçam as relações profissionais e pessoais? Pense nisso e Fique bem.




Comentários