Quem pode ser um líder?

admin,Coaching,Dicas,Motivação
pexels-photo-29642
O mundo empresarial é composto por pessoas chamadas líderes, liderados, clientes, fornecedores e parceiros. Dentro desse universo, a quantidade de líderes é bem inferior comparado a todos os outros papéis. Talvez por isso, tantos desejem essa posição.

Assumir um papel de liderança, é sinônimo de crescimento, prestígio, status, poder, porém nem sempre competência. Não temos a intenção de julgar quem é e quem não é um bom líder. Mas, levar os profissionais líderes ou que estejam em busca dessa posição a refletirem sobre o que é interessante fazer para se alcançar determinada posição numa empresa.
A liderança pode acontecer porque se decidiu abrir  um negócio e será necessário ter colaboradores. Pode ter havido uma promoção na empresa e o papel de líder ser o novo desafio. Independente do que seja o momento profissional vivido, é fundamental a reflexão sobre quem é o líder desejado. Qual a visão quer se atingida?
Definir qual a visão do que representa ser um grande líder é o passo número um. Referências positivas e também contra-exemplos podem ajudar na construção dessa visão.
Depois, existem três perguntas simples, porém profundas que certamente mostrarão o caminho para se chegar ao objetivo.
  1. O que é preciso fazer para se atingir a visão de super líder?
  2. O que é preciso deixar de fazer para se atingir a visão de super líder?
  3. O que é preciso melhorar/aperfeiçoar para se atingir a visão de super líder?
Responder a essas perguntas pode parecer fácil, mas não é. Quando de verdade se deseja uma super liderança, será necessário investir tempo em estudo, leituras, pessoas, e claro, cuidar de si mesmo. Ninguém é um super líder acamado.Quem pode ser um super líder? Aquele que estiver disposto a ser julgado, elogiado, criticado. Aquele que conseguir priorizar as necessidades do grupo ao invés das pessoais. Aquele que estiver disposto a ser exemplo. E claro, aquele que estiver disposto a crescer diante de todos os desafios, afinal são muitos. Por isso para ser um grande líder, chega de “mimimmi”, é preciso querer pagar o preço.




Comentários