Qual o seu desafio de liderança?

Coaching

Lembro que quando treinava professores para serem melhores educadores, sempre os fazia pensar em quem havia sido um professor marcante na vida acadêmica. Todos nós tivemos mestres que de alguma forma, às vezes positiva e às vezes tenebrosa, nos inspiraram na fase de estudante. Mas o fato é que todos nós lembramos de pelo menos um exemplo positivo e de um que é um contra-exemplo, ou seja, você aprendeu o que não agradava. 

Um dos meus exemplos positivos, é a saudosa Dulce Magalhães. Mestre incrível, tranquilidade marcante, voz suave e uma convicção gigante: propagar a paz! Em seu livro, Mensageiro do Vento, Dulce diz que “um líder não será avaliado pelo controle que exerce sobre as pessoas, mas pelos resultados que as pessoas, sob sua liderança, foram capazes de produzir”. 

Acho engraçado quando ainda vejo líderes usando de ameaças para conseguir melhores resultados. Ou desmerecerem seus colaboradores quando as coisas não saem da forma planejada. As pessoas precisam de um propósito para se engajarem num projeto. E descobrir o que é importante, quais são os valores das pessoas, é sim tarefa do líder que quer melhores resultados. As pessoas só produzirão mais, se sentirem que estarão se desenvolvendo com isso. Aquela frase, se a empresa cresce eu cresço, merece ser lembrada e claro, aplicada e percebida.

Thomas Hobbes (1588-1679) afirmou que o ser humano é movido por duas grandes forças “aproximar-se do que agrada, que gera o prazer, e se afastar do que desagrada, o que gera dor.” Partindo deste princípio, se o líder tiver como objetivo criar ambientes de prazer nas empresas, onde todos serão inspirados a produzirem melhores resultados, ao invés de cultivar ameaça, insegurança e crítica, sua liderança terá muito mais chances de progredir.

Os desafios relacionados a gerir pessoas, são mais facilmente superados quando estimulamos o florescimento dos talentos. Encaixar as pessoas no cargo certo, aplicar feedback constante e desafiar a melhores resultados, contribui para a felicidade no ambiente corporativo. Quem é feliz no trabalho produz mais. Produz mais, quem sente que está crescendo.

Quem está se desenvolvendo na sua equipe? Pense nisso líder. O seu papel é fundamental na realização de resultados positivos.

Fique bem.

 



Comentários