Liderança: Você já errou por amor?

Coaching

Todos nós já erramos pensando que estávamos fazendo a coisa certa. Erramos quando queremos proteger aqueles que amamos. Protegemos os filhos com medo de que se machuquem. Protegemos os nossos pais na velhice, porque temos medo de perdê-los. E assim seguimos achando que somos salvadores, quando na verdade estamos querendo evitar sofrimento a nós mesmos. Nossa mente é programada para evitar sofrimento. Por isso levamos a vida procrastinando decisões que podem transformar o futuro.

No mundo corporativo muitas vezes não é diferente. A dificuldade de um líder em delegar tarefas pode estar relacionada a ideia de não se perder tempo, afinal tempo é dinheiro. Por outro lado, se ele acreditar que ganha agilidade no presente, como é que se conseguirá agilidade e eficácia no futuro? Ágil hoje, lento amanhã. E sabe por quê? Porque quando não se investe tempo e energia em treinar, quando não se tem paciência e tolerância para ensinar, acaba-se refém do seu próprio papel. Fazer tudo sozinho, e ser sempre o que mais sabe, faz o líder viver um falso sucesso. 

Outra situação que ameaça qualquer liderança, é quando o líder não delega porque acha que vai sobrecarregar sua equipe. E aí o que ele faz? Acumula funções e perde a oportunidade de desenvolver as pessoas. E ainda pior, se sobrecarrega, fica sem férias, se estressa e adoece.

E por último, o maior erro de um líder, chamo isso de fantasma, é o medo de contratar profissionais mais capacitados do que ele. Esse medo realmente confirma qualquer dúvida de incompetência, egoísmo e fraqueza. Quando trabalhamos com pessoas competentes, nos sentimos desafiados a melhorar. A partir do momento que ideias inovadoras surgem, que um desconforto se manifesta, é porque a zona de conforto está sendo tocada.

Líder, a reflexão hoje é sobre como você está ou não favorecendo o desenvolvimento do seu time e consequentemente o seu. Quem são os maiores talentos do seu time? Quem você elegeria para o seu lugar? Como você pode se tornar um líder servidor? Como a sua liderança pode inspirar e transformar pessoas? Com quem você está aprendendo? O seu time também precisa estar ensinando algo a você diariamente, ou, quem sabe é hora de contratar alguém mais competente e atualizado que você. Imagine um cachorro bravo correndo atrás de você, e você se tornando um líder ainda melhor! Nada de esperar para amanhã. Hoje é o melhor dia para você responder uma dessas perguntas. Responda e entre em ação.




Comentários