Liderança – 5 coisas que podem desperdiçar o seu tempo.

Coaching,Dicas

O tempo é um recurso distribuído de maneira igual, independente da idade, do sexo, do lugar.

Ter tempo sobrando pode ser considerado artigo de luxo. Se existisse a possibilidade de comprar tempo, tenho certeza que teríamos fila.

Hoje quero ser bem específica e direta com você líder. Não desejo te desanimar, mas o fato é que você terá que monitorar e estar consciente da forma que  usa o tempo para sempre. Caso contrário, você deixará de fazer coisas fundamentais e poderá se sentir frustrado com a sua performance.

O que mais nos rouba tempo?

1- Interrupções da Tecnologia: celular, whatsapp e email. Infelizmente aquilo que veio para facilitar a vida e os processos, é o maior de todos os vilões. Muitos profissionais são reféns da tecnologia. Obedecem direitinho. Recebem chamadas ou mensagens e respondem rapidamente. Não se controlam quando o celular “apita” que chegou uma mensagem. Conferem imediatamente. O segredo é controlar a tecnologia, e não o contrário.

2- Não respeitar os horários: permitir que atrasos aconteçam estraga qualquer previsão de horários. Existe o hábito de se ter tolerância de 5 minutos, até de 15. Em muitas empresas, reuniões são agendadas, porém nunca iniciam no horário, nem tão pouco tem horário de término. Pontualidade ajuda a ter mais tempo.

3- Não conseguir priorizar: não conseguir eleger o que é mais importante, além de ser falta de organização, pois quem não prioriza não tem técnica, acaba sendo também um alerta para a credibilidade. Aquele que não prioriza, acabará esquecendo de algo fundamental, e poderá  prejudicar alguém.

4- Não conseguir dizer “não”: o líder que diz sim para tudo e para todas as interrupções é visto como bomzinho e “gente boa”. O perigo é acharem que ele está sempre disponível porque não tem o que fazer. É assim que você quer ser visto?

5- Subordinado Incompetente: muitos líderes perdem tempo por não terem um time competente e eficaz. Ser interrompido por um colaborador que diz que tem um problema, é geralmente um roubador de tempo. Problemas sempre existirão, porém se você os resolver, você pode até se sentir importante e valioso, mas, melhor do que ser super-herói é ter um liderado que sabe resolver e aí já traz a solução. Faça um acordo com o seu time: você até pode ouvir o problema, desde que já tenha se pensado na solução.

Resumindo, com disciplina, consciência e um time eficiente e eficaz, você líder pode ter muito mais controle das 24 horas do seu dia.




Comentários