Por que ser um líder positivo?

Coaching,Fique Bem,Motivação

Quem acompanha a minha coluna, sabe que por diversas vezes escrevi sobre positividade e a importância da postura otimista para aumentarmos as chances de sucesso na vida. E a novidade é que vou continuar escrevendo, agora mais do que nunca, porque a positividade é considerada ciência, segundo Martin Seligman da  universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos.

O tema hoje é ser um líder positivo.

Um líder positivo é aquele que consegue colocar foco nas forças e virtudes das pessoas que fazem parte do seu time. Ele tem a habilidade de cultivar características positivas dos funcionários, dos filhos, dos pais, dos amigos, do(a) esposo(a). O líder positivo identifica no outro o que ele tem de melhor. Ele tem a percepção de colocar as pessoas nas funções certas.

Quantas vezes os talentos das pessoas são subutilizados, causando frustração e baixa produtividade. Um líder que encara o desenvolvimento das forças do seu time como investimento na sustentabilidade do negócio, é sim uma figura promissora. Esse líder é construtivo, pois gera valor, gera bem-estar e contribui para o clima organizacional. Essa postura, acaba contribuindo para a rentabilidade da empresa, já que há mais engajamento e mais facilidade para lidar com pressões ou imprevistos.

Segundo Flora Victoria, no livro Semeando Felicidade, a IBM Austrália implementou um programa de cultivo de forças com o objetivo de aumentar e manter alto o engajamento. O foco deixou de ser o erro e passou a ser o que deve ser feito, assim como a celebração de sucessos. Os resultados foram surpreendentes:

  • aumento da energia
  • mudança no mindset das pessoas (forma de pensar)
  • melhora significativa nas relações humanas entre líderes e liderados.

Então que tal refletir de que forma você está se mostrando positivo? Quais são as suas atitudes rotineiras que comprovam o seu otimismo? Qual a sua reação quando algo não planejado acontece no seu dia? Como você chama a atenção daqueles que convivem com você? Essas respostas podem ser significativas na construção ou no alinhamento da sua liderança positiva.

Pense nisso e fique bem.




Comentários