Criticar é admirar

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Ser humano algum gosta de ser criticado. Vamos ser honestos, receber uma crítica gera desconforto e uma grande sensação de fracasso. Afinal, o desejo de ser aceito é o que impera em qualquer tipo de relação, seja pessoal ou profissional.

O que realmente perturba diante das críticas, não é a situação, e sim o julgamento que se faz dela. A crítica é necessária para que aconteça a evolução de algum comportamento, a resolução de um problema, ou seja, a busca por solução.

Receber críticas é complicado, porém criticar também pode ser desafiador.  Especialmente, quando não existe conhecimento de técnica e empatia. Por isso, preparar-se  para “criticar” acaba sendo fundamental quando há extremo desejo de se obter sucesso. Aprender a dar feedback, seja através de leituras específicas, cursos, ou trocas com um coach, favorecem esta interação e acabam contribuindo com aquilo que chamamos de liderança referência. Líderes precisam orientar seus liderados. A pior atitude de um líder, é fazer de conta que o problema não existe.

As atitudes mais comuns das pessoas que recebem alguma crítica são reativas. Ou seja, elas tendem a negar tudo o que está sendo dito, desmerecer quem está fazendo a crítica, ou simplesmente aceitar tudo e se sentir o pior dos piores, vítima da situação. Agora, aprofundando-se na atitude de criticar, podemos ter uma visão otimista e pensar assim: “Se estou sendo criticado, é porque estou sendo admirado, alguém está pensando em mim!”

Então sempre que um feedback acontece, cria-se uma grande oportunidade de crescimento.

Refletir sobre o que foi dito, trocar uma ideia com pessoas de confiança e conseguir ter a maturidade de não levar para o lado pessoal, podem ser vantagens para conseguir mostrar o poder pessoal de cada pessoa. Ou seja, a empregabilidade de todo profissional aumenta.

Lembre-se, criticar é admirar, alguém está colocando foco em você, aproveite!




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