Coaching: Quem não se comunica, se complica!

Coaching

Existe uma discrepância muito grande entre comunicar alguma informação e ter a certeza que se foi compreendido pela audiência. 

Segundo Oren Klaff, no livro “Pitch Anything”, sempre que tentamos ser convincentes, nove entre dez vezes não obtemos êxito. Isso significa que quase sempre quando uma mensagem é comunicada ela não é recebida ou compreendida. Ou seja, o resultado é o fracasso.

Muitos pensam que conseguir se comunicar com sucesso é questão de sorte, ou até mesmo já ter nascido com tal habilidade desenvolvida. Nada disso!

Quanto melhor o profissional advogar em sua causa, mais sucesso ele obterá. E isso vale para quando se quer vender uma ideia a investidores, convencer um cliente, ou explicar para o chefe que o aumento de salário é merecido. O que realmente diferencia a mensagem é o método!

E método algum é aprendido sem estudo e preparação. Assim, inicialmente o que é fundamental é a preparação. O comunicador da ideia que será transmitida precisa ter domínio do que será informado. E para isso acontecer é necessário dedicação e planejamento. Falar de improviso pode até dar certo, porém não demonstra profissionalismo.

Segundo, quando se quer convencer alguém, na verdade se contará uma história. E toda história tem início, meio e fim. E a história precisará ser contado em fatos. Para a ideia parecer interessante, algum problema ou situação não desejável deverá fazer parte da história. E essa é a grande “sacada”, pois o ser humano se sente atraído por notícias negativas. E o bom comunicador usa isso como estratégia para apresentar a solução, a ideia a ser “vendida”.

Quanto mais se treinar, mais segurança se transmitirá.

Como é que anda a sua comunicação? Alguma vez a sua mensagem não foi compreendida? E qual foi a consequência? O que se deixou de ganhar? Ou qual problema foi criado a partir disso?

Reflita sobre isso, e invista em preparação. Quantos mais preparado para transmitir a mensagem, mais sucesso você terá.




Comentários