Coaching Pessoal: Casamento saudável, será que você tem um?

Coaching

casamento

Não tenho conhecimento de engenharia para listar aqui os pilares que mantém uma casa ou qualquer obra em pé. Mas, já ouvi meu filho – estudante de engenharia civil falando sobre fundamento e estrutura. É fácil associar esses conceitos a uma relação, seja casamento ou parceria profissional.

Segundo Diener e Seligman, relações felizes influenciam positivamente nossa saúde, bem-estar, e satisfação com a vida em geral. E quando menciono relações felizes, refiro-me ao envolvimento que temos sim, com pares amorosos, mas também com nossos pares no ambiente profissional, social e familiar. O fato é que construímos relações. E para ter sucesso nesses tipos de casamento, precisamos compreender que estrutura e fundamento precisam existir.

São tês pilares que sustentam um relacionamento saudável: a amizade, lidar com conflitos e ter significado.

1) AMIZADE: 

É a ligação afetiva, a confiança e a cumplicidade que existe entre as partes. Ou seja, as interpretações são positivas. Há empatia e baixo julgamento. Numa obra poderíamos dizer que a amizade é o fundamento da casa.

2) Saber lidar com conflitos:

É compreender que somos seres diferentes, é fundamental numa relação de sucesso. Dr. Gottman, grande estudioso das relações humanas, constatou que 69% dos conflitos de um casal são recorrentes e nunca serão resolvidos, mas podem ser administrados. E o dado vale para relações felizes e infelizes. Assim, conseguir superar as diferenças e sempre lembrar do que faz a relação existir, mantem a relação e contribui para a felicidade. Aquele velho ditado: “Você quer ser feliz ou ter razão?” pode ser visto como as paredes da obra.

3) Ter significado:
Na relação significa que a obra tem “telhado”. Para uma relação ter sucesso é fundamental existir um motivo, um propósito em comum. O que faz a parceria existir? Por que estamos juntos? O que queremos juntos? Quando existem respostas para essas perguntas, fica muito mais fácil superar os desafios. Mas para isso é necessário lembrar do sonho em comum, do propósito. Numa relação sadia você doa e você recebe. Você contribui e sente que cresce. Ainda nessa semana ouvi de um cliente empresário. Sociedade é como um casamento sem sexo. Você precisa investir em diálogo, elogio, feedback autêntico e ter planos em comum. É preciso cuidar da sociedade, ou caso contrário ela esfria.

Desejo que você construa um casamento saudável, com o seu amor, no seu trabalho e com os seus amigos.




Comentários